terça, 08 de junho de 2021 - 16:39h
Governo do Estado cadastra artesãos e trabalhadores manuais do município de Calçoene
Objetivo é identificar e reconhecer oficialmente estes profissionais e suas atividades para a emissão da Carteira Nacional de Artesão e de Trabalhador Manual.
Por:
Foto: Foto: ASCOM/Sete
É a primeira ação itinerante deste ano realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo

Uma equipe da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) percorre, de 7 a 11 de junho, as comunidades e distritos do município de Calçoene, na região norte do Estado. O objetivo é identificar e cadastrar artesãos e trabalhadores manuais, com a finalidade de reconhecer oficialmente a atividade desenvolvida por estes profissionais para a emissão da Carteira Nacional de Artesão e de Trabalhadores Manuais. É a primeira ação itinerante de 2021 e atende uma solicitação da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) de Calçoene.

No Distrito de Carnot, o trabalho foi realizado na Escola Municipal Professor Geovan Pinheiro dos Santos. No Lourenço, na Subprefeitura. Nas comunidades de Cunani, Calafate, Mutum e Irineu o cadastro foi feito na Biblioteca Pública.

A artesã Antônia Clementina da Silva trabalha com a produção de peças em crochê. Ela aproveitou a visita técnica para se cadastrar.

“A gente mora tão distante da capital e fica feliz quando temos nossa atividade reconhecida. Estou na expectativa para receber minha carteira nacional de artesã e poder participar de feiras nacionais e locais, e mostrar meu trabalho”, pontuou.

A Maria Deusanide Oliveira também fez o cadastro. Moradora do Carnot, ela produz tapetes com o uso de TNT, retalhos e plástico e aguarda ansiosa a Carteira de Trabalhador Manual.

“É um grande momento para a gente. Espero que junto com a carteira venham outros benefícios para nós que integramos a economia solidária”, ressaltou.

Para se cadastrar é necessário apresentar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e uma peça de sua autoria. Além do cadastro de artesãos e trabalhadores manuais, a Sete realiza a identificação dos empreendimentos da economia solidária do município.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SETE - Secretaria de Estado do Trabalho e Empreededorismo
Avenida Mendonça Junior, nº 1175 A - Centro, Macapá - AP. 68900-020.

gabinete@sete.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br